segunda-feira, 5 de março de 2012

:: AIA – ATELIER INTEGRADO DE ARQUITETURA ::
Escola de Arquitetura da UFMG - 1º semestre de 2012


Fundamentação para o projeto de arquitetura e urbanismo I

Professores
Ana Paula Baltazar
Carmen Aroztegui
Mateus van Stralen

Professoras Colaboradoras
Flávia Ballerini
Lorena Melgaço

Monitora
Carolina Mattos

O objetivo geral do Atelier Integrado é permitir aos alunos recém-ingressos no Curso de Arquitetura uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes à prática da arquitetura e urbanismo. Juntamente a uma instrumentação básica nas áreas de representação gráfica, objetiva-se também enfatizar os processos criativos no uso destes instrumentos. Busca-se o desenvolvimento de postura crítica tanto para percepção quanto para proposição de espaços, além de desenvolvimento de linguagem própria de representação para lidar com projetos.

01 :: Percepção ::

Objetivo [o estranhamento - mudar o olhar sobre a arquitetura]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a trabalhar a percepção do meio ambiente construído, ou seja, o espaço arquitetônico e urbano. O objetivo é duplo, no sentido de instrumentalizar e por meio da aquisição de habilidades instrumentais específicas, adquirir também uma capacitação perceptiva. Esta compreensão crítica dos espaços visa capacitar os alunos a propor novos espaços e a intervir em espaços existentes.

Workshops/atividades
• Percepção visual – desenho de observação, croquis, imagem digital
• Percepção crítica - análise crítica de espaços arquitetônicos
• Workshop sobre flaneur, deriva, parcour, flash mob e performance.
• Workshop de software (Photoshop)

Livro Texto
“Lições de Arquitetura” – Herman Hertzberger

Visita
Museu da Pampulha (19/03)
Catas Altas (30/03- 02/04)

Trabalho Principal
Registros da percepção dos lugares escolhidos em Catas Altas.


02 :: Imaginação ::

Objetivo [criatividade - aguçar a imaginação]
Nesta etapa o aluno é solicitado a fazer uma interface híbrida (física e digital) na escala do objeto, explorando a ideia de interatividade. Esta interface deverá ser desenvolvida para inserção no ambiente urbano e para isso os alunos devem trabalhar a observação de um contexto urbano específico. Tal interface servirá de estímulo para a proposição da intervenção urbana a ser desenvolvida na etapa posterior. Ênfase especial deverá ser dada à questão da interatividade no espaço urbano e arquitetônico, buscando alterar, requalificando ou enfatizando, qualidades já existentes.

Workshops/atividades
• Workshop de softwares (SketchUp e outros)
• Workshop de mecanismos e eletrônica.
• Elaboração da objeto interativo.
• Proposição da intervenção espacial em grupo

Textos
Por uma arquitetura virtual – Ana Paula Baltazar
Magia além da ignorância: virtualizando a caixa preta – Ana Paula Baltazar e José dos Santos Cabral Filho
Arquitetura como instrumento ético frente as tecnologias de disjunção espaço-tempo - José Cabral Filho
Animação Cultural – Vilém Flusser
Design: obstáculo para a remoção de obstáculo? – Vilém Flusser

Visita
Inhotim (26/04)

Trabalho Principal
Objeto interativo.


03 :: Produção ::

Objetivo [construção - exercitar a habilidade de experimentação]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a executar a intervenção proposta na etapa anterior. Ênfase especial será dada à re-elaboração da proposta em decorrência de fatores provenientes do próprio processo de produção, dos problemas encontrados e não previstos, das potencialidades descobertas no manuseio direto dos materiais e da montagem da intervenção.

Workshops/atividades
• Teste de materiais – criação de protótipos
• Sensores, circuitos, mecanismos atuadores, microcontroladores e softwares associados
• Execução da instalação
• Montagem final da instalação

Texto
Apostila do LAGEAR de Physical Computing
OmemHobjeto - Guto Lacaz

Visita
Catas Altas (24/05 - 27/05)

Trabalho Principal
Intervenção no espaço urbano


04 :: Representação ::

Objetivo [escrever – registrar o objeto arquitetônico]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a representar a intervenção com material de sua montagem final num caderno técnico (impresso e digital). Os alunos são motivados pela demanda de
remontagem da intervenção em um futuro não determinado com ênfase na legibilidade da informação e em sua autonomia (no sentido da mesma prescindir da presença dos proponentes para ser inteligível e remontada).

Workshops/atividades
• SketchUp técnico
• Vídeo editores e Vídeo interação
• InDesign
• DreamWeaver

Texto
Computação arquitetural Pós-CAD - José Cabral Filho e Ana Paula Baltazar
Architectural representation beyond perspectivism - Alberto Pérez-Gómez e Louise Pelletier

Trabalho Principal
Caderno técnico.

Cada etapa terá a seguinte pontuação:
10 pontos - Percepção
10 pontos - Imaginação
40 pontos - Produção
30 pontos - Representação
10 pontos - Participação/ Blog

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